abr 30, 2015 - câmara dos deputados    3 Comments

Motos equipadas com corta-cerol

Eu adoro receber ideias da população. Uma delas, que vou protocolar na Câmara, foi passada pelo vereador Claudinho, de São Paulo: que todas as motos já saiam de fábrica com antena corta-cerol. Vocês sabem o que é cerol, né? É aquela mistura de cola e vidro moído aplicada na linha das pipas (também chamadas de raia, quadrado, maranhão e papagaio).  Crianças, adolescentes e até muitos adultos têm na pipa uma atividade barata e divertida. Para aumentar a emoção, eles praticam uma espécie de ‘batalha aérea’, que é cortar a pipa do outro com a linha de cerol. Aí a brincadeira perde a graça e começa o perigo.  Pedestres e quem usa veículos abertos, como motos, estão expostos ao risco de topar com uma linha dessas atravessada na rua, praticamente invisível e impregnada de cerol. Não tem como vê-la a tempo. Resultado: milhares de acidentes e mortes no Brasil, por causa dessa linha, que corta o pescoço da vítima. Várias cidades e Estados têm leis proibindo o cerol, mas a prática continua. Fixada no guidão da moto, a antena corta-cerol impede que a linha atinja o piloto, cortando-a com uma pequena lâmina na extremidade.

Post sugeridos

3 Comentário

  • Dra., sou motociclista e esta não é a solução. O que precisamos é acabar com o Cerol e não dar mais um motivo para as indústrias motociclísticas aumentarem o preço de seus produtos. Além disso, há motocicletas onde é impossível utilizar o corta-linha. Em motocicletas populares (as utilizadas pelos motoboys, por ex.) é possível colocar, nas esportivas não. Eu uso uma bigtrail e já utilizei o corta-linha que apesar de muito útil acaba com a estética da moto. Ao invés de criar uma novo lei, que tal fazer com que as leis existentes sejam cumpridas? O Brasil precisa disso. Que as leis existentes sejam cumpridas. Parabéns pelo seu blog, que conheci hoje através de uma reportagem na Exame, e pode ter certeza que você me verá muito por aqui, pois achei a ideia do blog incrível.

  • Parabéns deputada, sou de Goiás e acompanho seu trabalho. Vc, além de muito bonita, é uma excelente parlamentar.

  • Deputada Renata 1919,esta lei tem que ser o mais rápido possível, muitos inocentes veio a óbito por causa do maldito ” CEROL ” Abraços.

Deixe seu comentário!