jul 18, 2016 - câmara dos deputados    6 Comments

Mestrado em Brasília

gaguim candidatoO nosso deputado Gaguim é o tipo de pessoa que a gente passa a gostar no primeiro momento que a conhece. Ele é engraçado, proativo e muito batalhador. Na eleição do mandato tampão para presidência da Câmara, ele dizia que se somasse todos os votos das pessoas que asseguravam que votariam nele, teria 50 votos. Teve 13, saiu um pouco frustrado, mas o resultado mostrou que nossa bancada está bem unida: 13 deputados, 13 votos. Me surpreendi com a erundina girassolvotação de Luiza Erundina, até porque o Psol tem apenas seis deputados e ela recebeu 22 votos.  Foi muito bem. E eles deram um toque colorido no plenário, pois todos traziam girassóis em suas mãos. Como todos sabem, a escolha do substituto de Eduardo Cunha só foi definida em segundo turno, com a vitória do Rodrigo Maia (DEM-RJ) sobre o Rogério Rosso (PSD-DF). Agora, gente, quem poderia imaginar que em um ano e meio de mandato tivéssemos pela frente duas eleições da presidência da Câmara, um impeachment, uma reforma política e a redução da maioridade penal? Eu falo pra vocês que esse mandato está sendo um mestrado, tamanho volume de acontecimentos e aprendizado, numa velocidade impressionante. Acho que na história do Congresso nunca houve uma legislatura tão intensa e tão tensa como a atual.

Post sugeridos

6 Comentário

  • Renata, fico imensamente feliz com seu depoimento pois se todos fosse ai para aprender e refletir com certeza nós mudaríamos o quadro político neste País. Não vejo mudanças emergenciais mas a longo prazo quem sabe todos tenham a sua visão de que ai é uma Escola, um Curso de Mestrado ou melhor PHD em Ciências Políticas e o melhor é vivenciar. Você está nos provando a cada dia porque veio, para que e sabe exatamente onde deve estar…ao lado do povo e é isto que mais admiro em você, nossa Deputada Guerreira…Bjs

    • Oi, Cristina
      De fato, o Congresso é uma escola de aprendizado, tanto para o bem quanto para o mal. Eu prefiro o curso do bem, adquirindo a cada dia mais e mais conhecimento, extraindo sempre o lado bom das coisas e deletando o lado ruim. A vida é um grande aprendizado e temos de aproveitá-la ao máximo, e é isso que tenho feito, até porque luto muito para que a política faça parte da vida de todos os brasileiros, batalhando para que cada vez mais a população recupere seu direito de participar de todo o processo político, opinião e decidindo junto com seus representantes o que é melhor para o Brasil. Defendo muito mais transparência, mais participação e mais democracia e que tudo isso seja feito com a presença direta da população, que não pode mais se restringir em opinar apenas nas eleições. Essa é minha luta, não só minha, mas, acredito, de todos os brasileiros.
      Abraços e boa semana

  • Sou Presidente do Sinditaxi em Campinas SP estive com vc e fiquei muito feliz na abertura da frete parlamentar FRENTAXI EM defesa dos taxistas vc e muito especial para a nossa classe o projeto de lei que vc enviou para a CAMARA espero que votem rápido pois estão acabando com a nossa categoria apressem está votação antes que acabem com os taxistas no BRASIL. Obrigado por ser a nossa porta voz e nos defender. Seu eterno amigo Jorge.

    • Ola, Jorge

      Também espero que neste segundo semestre a Câmara, sob nova presidência, avance com os trâmites dos projetos de lei protocolados, dando mais espaço para os novos deputados, que têm boas propostas para serem colocadas em pauta de votação, inclusive as minhas, pelas quais luto muito para que avancem. Vamos nos empenhar cada vez mais para que isso aconteça.

      Abraços e boa semana

  • Renata,
    Há de reconhecer, que grande responsabilidade por estes resultados mencionados tem um nome: Cunha
    Você mesma já reconheceu anteriormente a capacidade dele de mobilização e entrega.
    Até hoje fico curioso para saber o seu “segredo”. As denúncias dizem que ele teria distribuido doação de campanha para os apoiadores, mas você pode dizer melhor (mesmo que não tenha se beneficiado diretamente, creio eu).
    É uma pena uma pessoa que tem essa capacidade ter demonstrado capacidade ainda maior para malfeitos. Senão teria potencial de fazer outras reformas que tanto precisamos (menos nos assuntos mais progressistas, que seria mais delicado, pois é muito conservador pro meu gosto).
    Mas paciência. Que pague pelos crimes que cometeu!
    E vamos torcer para o Maia conseguir fazer ao menos metade do que Cunha fez.

    Outra questão, por que não publica este conteúdo do blog no Facebook? É muito mais facil para comentar e acompanhar.

    • Oi, Leandro

      Estou contigo, torcendo para que o Maia consiga fazer uma boa gestão e coloque a Casa para funcionar conforme o desejo de todos. Não há como negar que estamos tendo uma legislatura única na história do Congresso e, torço muito, que tudo isso sirva de aprendizado a todos que ali estão, tirando o máximo proveito para que possamos fazer um legislativo à altura dos anseios dos brasileiros.
      Abraços e boa semana

Deixe seu comentário!