ago 14, 2017 - câmara dos deputados    1 Comment

Distritão: teorias e suposições

Com a aprovação do Distritão, surgiram as polêmicas e as críticas sobre esse sistema eleitoral. Na verdade, quando se criam teorias que não haverá renovação, nada mais são do que teorias, meras suposições, porque o Distritão não está implantado. Ainda vai a plenário! Aliás, muitos estão criticando esse sistema como se por acaso o atual não fosse a mesma coisa. Ficam falando que o Distritão só vai eleger, por exemplo, artistas (e nada contra os artistas, gente). No que o sistema atual impede famosos de se elegerem? Nada!

Quem é contra o Distritão precisa ter um argumento para isso. O deputado Henrique Fontana, entre outros, disse que esse novo sistema eleitoral não permitirá a renovação de políticos, no que foi rebatido na comissão pela deputada Cristiane Brasil: “Se quer renovar, não se candidata, comece dando exemplo”. Não aguentei segurar a risada. Aqui sempre os debates são muitos calorosos e intensos.

1 Comentário

  • Creio que a renovação precisa acontecer inicialmente dentro dos próprios partidos porque são eles que habilitam os seus filiados a concorrerem à eleição. Se por um partido sempre concorrem os mesmos creio que não é através de um distritão que o cenário possa mudar. Indicar novos nomes é competência dos partidos e eleger é competência do eleitor. Um abraço dos pampas!!!

Deixe seu comentário!