mar 27, 2019 - câmara dos deputados    No Comments

Dia ruim para o governo

A terça-feira não foi boa para o governo Jair Bolsonaro. Aprovamos a PEC que obriga o governo a repassar ao menos R$ 125 milhões para cada Estado, por meio das emendas impositivas das bancadas estaduais. O texto foi aprovado por ampla maioria (448 a 3 e 453 a 6 votos em 1º e 2º turno, respectivamente). Não que isso seja errado, mas talvez não fosse o momento desejado pela União, porque vai na contramão da política de contenção de despesas planejada pelo ministro Paulo Guedes. Essa PEC estava engavetada desde 2015. Reflexo do conflito do presidente com a Câmara? Difícil avaliar, mas até deputados do PSL votaram a favor da aprovação dessa PEC. E o Senado sinaliza que fará o mesmo.

Por falar em Paulo Guedes, ao não comparecer à reunião da CCJC pra debater com o colegiado sobre a Reforma da Previdência, ele indiretamente intensificou esse conflito com o Parlamento.

E mais: 13 partidos, entre eles o nosso Podemos, reafirmaram apoio à Reforma da Previdência, mas em documento assinado por seus líderes de bancada anunciaram rejeição às mudanças no Benefício de Prestação Continuada, que atinge pessoas com deficiência, e nas regras da aposentadoria rural.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Deixe seu comentário!