jul 22, 2015 - câmara dos deputados    1 Comment

A idade do juiz

Falando em faixa etária, entendo que uma atividade que deveria ter idade mínima para exercê-la é o cargo de juiz. Tenho uma amiga que mal saiu da faculdade virou juíza na Vara da Família. Ela não estava preparada para tamanha responsabilidade, porque não tinha experiência de vida para julgar, por exemplo, uma separação litigiosa, que envolve guarda de filhos. É muito complicado isso. No meu ver, é muito pior ter um deputado federal inexperiente, porque ele é um entre 513. Já no caso de juiz, é ele, só ele, quem decide, por exemplo, a guarda dos filhos, a sentença de um acusado de homicídio. Imagine sendo inexperiente Defendo que haja um tempo de experiência na área jurídica antes de ser nomeado juiz. Cheguei a falar sobre isso com alguns colegas parlamentares, dizendo que pretendia elaborar um projeto de lei, mas um deles fez o seguinte alerta: “Não, Renata, não faça isso, você vai perder o voto dos jovens”. Gente, nós temos de parar de pensar assim. A proposta é boa para o País? Quantas milhares de pessoas estão nas mãos de juízes sem experiência de vida e que estão julgando na vida dessa gente? Eu não posso me preocupar com possível reação dos jovens, pensar apenas numa classe que vai se beneficiar em detrimento de outra. Temos de pensar no todo. Será que a maior parte da população não merece que seus casos jurídicos sejam julgados por pessoas experientes na vida e no trabalho? Assim penso eu sobre esse tema e todos os outros, mesmo sendo, com certa frequência, alertada por colegas sobre os riscos de descontentar a categoria A ou B e vir a perder votos. Temos de trabalhar pensando no todo, no abecedário inteiro, sem medo de A, B ou C.

1 Comentário

  • O Judiciário pra mim sempre foi uma caixa preta. Eles se auto-regulam e decidem como gastam o dinheiro ou apuram/punem as irregularidades.
    Concordo com sua opinião sobre a idade mínima para um juiz assumir o cargo devido a tamanha resposabilidade.
    Mas se é pra mexer no Judiciário, já pergunta pra população o que nós achamos e já façamos um pacotão de mudanças.
    Chega de super-salários. Chega de aposentadoria com 25 anos. Chega de ferias de 2 meses e licenças premium. Chega de aumentos de salario sópor tempo de casa sem mérito. Queremos um Judiciário mais eficiente e mais barato!!!
    Isso tudo é muito mais importante do que a idade mínima, na minha opinião.

Deixe seu comentário!