Voto revisto, voto mudado

Recebi em meu gabinete o pessoal dos cartórios. Recentemente, votamos o projeto que permite efetivar os responsáveis e substitutos que assumiram cartórios sem concurso público após a Constituição de 1988 criar essa exigência para o ingresso na atividade. Aprovado por 333 votos a 133, o texto original, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), retornou à pauta do Plenário por diversas vezes desde 2012. Deputados favoráveis à PEC argumentaram que não era justo deixar desamparadas essas pessoas que são responsáveis pelas serventias há anos e que investiram recursos próprios. Já os que votaram ‘não’ disseram que a proposta viola o princípio constitucional do concurso público e significa um retrocesso, reproduzindo a velha tradição do cartório que passa de pai para filho. Lembram do post da semana passada (É triste, mas é verdade, dia 31.08), quando contei a vocês que, pela primeira vez, não havia conseguido ler todo o projeto, só o resuminho e as emendas?  Pois é, eu votei ‘sim’ à hereditariedade e estou extremamente arrependida, porque é um absurdo esse negócio de hereditário, sou a favor do concurso público. A única vez que tive um relapso, aconteceu isso. Mas, felizmente, é uma PEC (Proposta de Emenda Parlamentar), que tem de ser votada em dois turnos, então, vou poder rever meu voto e agora votar favorável para que os aprovados em concurso público possam ter seus cartórios. Voto revisto, voto mudado!

pec dos cartórios

Manifestação dos concursados pela derrota no 1º turno  (Agência Brasil)

 

 

 

Post sugeridos

59 Comentário

  • Cartorios sem titulares devem ser providos emediatamente atraves de concursos públicos. no meu Estado RS tem 68 colegas que prestaram concuros públicos, mas foram removidos nos anos 1988 ate 1994, remoç]ões estas homologadas pelo Tribunal de Justiça, por isso sou a favor da PLC 80-2015, não havia lei complementar que e3xigisse concurso de remoção o tribunal que decidia.minha remoção cedeu no ano de 1992 , prestei concurso público em 1975.acho uma injustiça perder um cartório nestas condições.

  • Nobre Deputada, parabéns pela atitude humilde de reconhecer o erro. Nós precisamos de mais Parlamentares como Vossa Excelência, que demonstra humildade e carisma, além de defender as diretrizes constitucionais! Obrigada! Vossa Excelência me representa! NÃO Á PEC 471!

  • Parabéns, Deputada. #NAOAPEC471

  • Parabéns Deputada, por prestigiar a MORALIDADE e a MERITOCRACIA.

  • Parabéns, Deputada, pela postura e pela humildade. É com muito orgulho que li seu blog e, realmente, qualquer pessoa que lê todo o projeto o repudia, é uma afronta à legalidade e moralidade. Sua atitude foi digna de aplausos. Obrigada! #nãoàpec471

  • Nobre e Sensata Deputada! Graças a Deus as PECs são votadas em 2 turnos na CD! Em meu nome e dos mais de 100.000 concursando agradeço a revisão do voto, demonstrando seriedade e respeito à ordem constitucional!
    Cartório não é presente!
    #NAOÀPEC471

  • Obrigada por seu comprometimento com a sociedade, deputada! A PEC 471 enterra a moralidade e a isonomia, resguardadas pelo princípio do concurso público! Ser contra a PEC não é impedir que interinos tenham suas serventias, é impedir que quaisquer pessoas as recebam de presente de algum familiar, amigo. Todos, inclusive os interinos, têm direito a receber a delegação, desde que aprovados em um concurso rígido, como os que tentamos! Obrigada pelo posicionamento!

  • Parabéns Deputada. Nos ajude nessa luta. Luta pela moralidade, igualdade! Todos os interinos poderiam ter prestado concurso púbico, preferiram tentar burlar a Constituição! Obrigada

  • Obrigado por mudar de voto deputada..Prezado Senador.Eu e mais de cem mil candidatos aos concursos de CARTÓRIO por todo Brasil confiamos na senhora e nos demais colegas da CAMARA pela NÃO APROVAÇÃO DA PEC 471 BEM COMO O AFASTAMENTO DO PLC 80/805.Vamos depositar a total credibilidade nos Senhores pelo fato de que milhares de estudantes que enfrentaram ônibus lotados para a faculdade e chegando tarde em suas respectivas casas, deixaram de compartilhar momentos de alegrias com a família e amigos para dedicarem-se ao máximo nos estudos para concursos, que passaram fome, abdicaram-se aos prazeres da vida para depositar total concentração no concurso dos cartórios, enfim, todas essas pessoas esperam de vocês tomem a decisão mais equânime e justa.Enfim, em nome de todas as pessoas que dedicam ao máximo aos estudos, gastam tempo, horas e mais horas, ficam longe de suas famílias, pedimos ao senhor e aos demais colegas pela NÃO APROVAÇÃO DA PEC 471 E AFASTAMENTO DO PLC 80/15.GRATO pela atenção.

  • Obrigada, deputada, por dizer SIM à democracia, ao respeito à Constituição Federal e à justiça!

  • Parabéns, Deputada! Seu voto é muito importante para nós que prezamos pela moralidade e possibilidade de ingresso isonômico no serviço público. Você e poucos colegas são um pouco de felicidade diante desse cenário político que estamos vivendo!

  • Parabéns Deputada!! Atitude nobre a de reconhecer o erro e votar segundo a consciência!

  • Parabéns Deputada, o concurso público para a atividade notarial e registral, garantido no artigo 236 da CF , resguarda a moralidade pública, isonomia e impessoalidade, efetivando o Estado Democrático de Direito!

  • Parabéns, Deputada!! Me arrependo por não ter lhe dado meu voto, mas vou lembrar da sua postura e ética nas próximas eleições!! Não à PEC 471!!!

  • Parabéns deputada pela sensatez e compromisso público!

  • Parabéns deputada, pela coragem em assumir seu lapso, pela coragem em afirmar que errou e irá consertar seu erro, parabéns por dizer NÃO a esse Pec imoral!

  • Obrigada pela mudança do seu voto !! Nós concursados agradecemos muito.

  • Deputado, atitudes como essa enchem cada cidadão brasileiro de orgulho. A partir de tais iniciativas, nós acreditamos que o Brasil vai superar essa crise moral que assola nossa pátria. Muito obrigado por agir em defesa da Constituição Federal. Mas o caminho ainda é árduo, por isso peço a vossa excelência que mobilize seu partido contra a PEC 471/05 e outros dois projetos que ameaçam a nossa Constituição Federal: PEC 51/2015 e PLC 80/2015.

  • Parabéns pela postura, Deputada! A democracia e a moralidade agradecem! NÃO À PEC 471/05!

  • Parabéns por rever seu voto em defesa do concurso público e da CF. Trata-se de uma conquista imprescindível para preservar a isonomia e a moralidade, além de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços notariais e de registro prestados à população.

  • Obrigada por defender a nossa CF e a exigência do concurso público, uma conquista que visa preservar a isonomia e a moralidade.

  • Parabéns Deputada! Revisar e mudar seu voto dizendo NÃO à PEC 471/05 e ser contra o “apadrinhamento” demonstra sua seriedade e comprometimento com o desenvolvimento do Brasil. Parabéns também pelo seu blog e transparência da sua atividade legislativa.

  • Parabéns, deputada. Chega a ser bizarro ver o Legislativo apovando inconstitucionalidades.

  • Deputada! Parabéns pela nobreza em reconhecer o ocorrido!
    Nem sempre acertamos de primeira, e quando isso ocorre, muitas vezes buscamos justificativas que nos protejam; e pelo que li, a senhora vez exatamente o contrário. Fico feliz em ler isso…
    Torço que a senhora trabalhe em prol da Justiça, e ajude a todos aqueles mal esclarecidos a compreender melhor essa barbárie.

  • Parabéns, Deputada!! Desde 1987 os interinos já sabiam que cartório seria destinado a quem passasse no concurso público. Não há o que se falar em direito adquirido. Os concursos e a Lei 8935/95 demoraram pra aparecer por culpa exclusiva deles, que de todas as formas tentaram impedi-los.

  • Obrigada por escolher a moralidade deputada! É de representantes como a senhora, que cuidam da nossa CF que o Brasil precisa.

  • Muito obrigada, Deputada. Políticos do seu nível nos fazem manter as esperanças em nosso país.

  • Nobre deputada, parabéns pela atitude.
    O brasileiro já cansou do “jeitinho”, da hereditariedade, da maracutaia.. Chega! A PEC 471 é, de longe, o projeto mais absurdo e inconstitucional já proposto, visando beneficiar uma parcela de “donos do Estado” em detrimento da população e em contrariedade ao art. 236 da CF/88.

    Peço vênia apenas para discordar do amigo Cristóvão. O Estado já se mostrou ineficiente para prestar os serviços notariais e de registro, não foi por acaso que o exercício dessa atividade foi transferido à iniciativa privada. Caso tenha interesse, pesquise sobre as serventias extrajudiciais do Estado da Bahia… que até pouco tempo atrás permaneciam estatizadas, e perceberá a grande diferença que há para com as serventias privatizadas.
    Ademais, não seria lucrativo ao Estado. O suposto lucro seria engolido pela ineficiência e pelo sindicalismo voraz…mas isso é outra história.

    Novamente, meus parabéns por ter revisto o seu voto, Deputada.
    Parabenizo também a disponibilização desse espaço de transparência e debate.

  • Querer levar vantagens em tudo virou uma epidemia no país, a contaminação é geral, portanto, acho que essa crise econômica veio em função da crise moral.
    Se não mudarmos os comportamentos, não sei o que será das gerações futuras.
    Temos que rever esses conceitos com urgência, para que possamos ter um país melhor, com mais igualdade, com mais oportunidades para todos.
    As oportunidades não podem ser um privilegio da elite, tem que ser para todos.
    Só com muita ética, vamos melhorar essa nação.

  • Muito obrigada Deputada! Agradecemos pela mudança do seu voto. O seu voto contrário a esta PEC será de acordo com a Constituição e a moralidade!! #NAOAPEC471

  • Parabéns nobre Deputada!!! São de políticos como a senhora que o País precisa!! #NAOAPEC471

  • Parabéns Deputada! Para expressar publicamente a mudança de postura é necessário ter muita nobreza de caráter. Fico feliz em saber que existem pessoas assim no parlamento. Obrigada por ficar ao lado na defesa dos princípios republicanos!

  • Parabéns pela mudança de voto! Seus eleitores e os brasileiros em geral agradecem sua decisão! Sim à moralidade, isonomia e à Constituição! Obrigado por votar NÃO

  • Parabens nobre deputada pela iniciativa e apoio aos milhares de concursandos que lutam, se dedicam, investem, nao para atacar direitos alheios, mas para garantir principalmente a igualdade em nosso país. O concurso existe para todos. Aqueles que defendem a aprovaçao da Pec 471 possuem as mesmas oportunidades que qualquer um tem, ou seja, possuem o direito de se inscrever e lograr exito no concurso por seu proprio merito. No entanto querem se favorecer utilizando-se de meios obscuros e pior com a ajuda de diversos representantes do povo. Por isso senhora deputada, seu trabalho na Camara e demostrado neste blog prova ser fiel representante de nós brasileiros. Sua conduta é digna de nosso reconhecimento nas urnas. Obrigada pela atuaçao e apoio contra a Pec 471/05.

  • Obrigada, deputada, por humildemente reconhecer o equívoco e passar defender interesses da maioria dos cidadãos brasileiros ao se possicionar comtra a PEC 471!!!!! Parabéns pela postura na defesa da democracia e da meritocracia, dando oportunidades iguais a todos! #naoapec471 #todoscontraapec471

  • Parabéns deputada pela mudança na intenção do voto a favor da democracia e contra o paternalismo!!! Não à PEC 471!

  • Parabéns, deputada!! Só através do concurso público a moralidade e impessoalidade serão resguardadas!!

  • Parabéns Deputada!! Estamos juntos!

  • Deputada, primeiro quero lhe agradecer por nós ter recebido tão bem em seu gabinete. Sabíamos pela sua história e formação que iria nos apoiar CONTRA as PECs dos cartórios. Parabéns e estamos orgulhosos de Vossa Excelência.

  • Parabéns Deputada, em nome da democracia e meritocracia! Todos contra a pec 471 e Pec 51/2015.

  • Nobre Deputada! Parabéns pela grandeza de seu ato. Não é nada fácil reconhecer um equívoco e se manifestar publicamente a respeito.
    Contamos com o apoio de Vossa Excelência!

    #NÃOàPEC471

  • Perfeito!!!
    Parabéns pelo reconhecimento do equívoco em tempo.
    Não podemos permitir a proteção dos “apadrinhados”.

    Contamos com V. Apoio na luta pelo Concurso

    #NãoaPEC51/2015 #NãoaoPLC80/2015 #NãoaPEC471 http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini/magistrados-brasileiros-abrem-guerra-contra-a-pec-dos-cartorios-20150902/

  • Deputada, sua voz é a nossa voz que se faz ouvir. Lute, veja o descalabro dessa PEC. Ela não respeita um mínimo de isonomia e de igualdade, pois cria odioso privilégio pessoal a alguns poucos apadrinhados. Não bastasse a imoralidade que ela encerra em si própria, busca, ainda, não dar nenhum efeito jurídico ao parágrafo 3° do artigo 236 da CF. Por ela é como se o citado artigo constitucional não tivesse existido, ainda que inserido na CF pelo constituinte originário há quase três décadas.

  • Parabéns Nobre Deputada, pela sensatez e moralidade. Concurso público! Diga não a PEC 471

  • Obrigado, deputada. O nosso país precisa de mais deputadas como você. Defensoras de legalidade, moralidade e da igualdade de direitos a quem os busca.

  • Prezada Deputada, o seu voto NÃO será uma manifestação moral, isonomica e digna. Sim ao concurso público e NÃO ao apadrinhamento e favoritismo. A PEC 471 precisa ser extinta em benefício do Estado Democrático de Direito. Parabéns pela sua postura e honradez.

  • Parabéns, Deputada. A PEC 471 (PEC ” Trem da Alegria” ) não deve ser aprovada. Eu apenas consegui chegar à Titularidade de um cartório depois de muitos anos de estudos. Sou graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e possuo 02 pós. Uma vida de estudos árdua. Ademais, o concurso público está umbilicalmente ligado à moralidade, à igualdade de acesso aos cargos públicos, ao Republicanismo, à Democracia, e a meritrocacia. Parabéns, Deputada. Fernando Bernardes Campoli.

  • Parabéns nobre Deputada. Horando o voto de seus representados. A favor da educação e da impessoalidade nos cargos públicos. Diga sim a moralidade em nosso país, não a maracutaia e aos jeitinhos. Os cargos públicos devem ser para todos e não apenas para alguns apadrinhados. Obrigado pelo seu voto. #nãoapec471

  • Parabéns Deputada, pela iniciativa do blog e pelo reposicionamento acerca da PEC 471, que reafirma o seu compromisso com o povo brasileiro.

  • PARABÉNS Excelentíssima Deputada! É um orgulho saber que a senhora votou sim no 1 turno apenas por um emgano! Mas sim, ainda há tempo de mudar! Está dando um exemplo de moralidade; democracia e respeito à nossa CF e acima de tudo ao nosso povo! MUITO OBRIGADA!

  • Parabéns, Deputada!!! Esse posicionamento privilegia o princípio da necessidade de concurso público para serviços públicos e a Democracia!

  • Parabéns, deputada!! Só através do concurso público a moralidade e impessoalidade serão resguardadas!!

  • Deputada, em nome de milhares de pessoas que prestam concursos para delegação de serventias notariais e registrais e de todos que prezam pela ética e pelo respeito à Constituição Federal, agradeço!! Parabéns pela atitude!

  • Agradeço Deputada pela mudança de atitude a tempo de causar uma injustiça contra a democracia e a igualdade asseguradas após a Constituição Federal de 1988. Mesmo tendo votado errado na 1ª votação corrigiu a tempo o erro.

  • Que interessante seu blog. Achei muito interessante.
    Mas além disso, gostaria de parabenizar pelo seu posicionamento acerca da PEC 471. Realmente, cargo público não é brinquedo e muito menos herança. Precisamos de pessoas como você, que entendem a real intenção por detrás de tal proposta, para afastar essas iniquidades.
    Aproveito, para alertar a Deputada, que há também outras duas tentativas de fragilizar o concurso e beneficiar essas minorias, que passam com extrema urgencia pelas casas do legislativo. Atualmente, há a PEC 51/2015 do senado e também a PLC 80/2015, que fazem ainda pior que a PEC 471, e acabam com os concursos em andamento, e também com os sonhos dos que se esforçaram para conseguir uma vaga através dos concursos públicos, e encontram-se aguardando o término desse pesadelo.
    PARABÉNS DEPUTADA. E continue prestando esse serviço exemplar e ajudando aqueles que realmente merecem. Aqueles que como você, deram tudo de sí para conseguir chegar aonde queriam.
    Grande abraço.

  • Dizem que o homem tem que ser lido ou corrido, modéstia a parte tenho os dois, então falo com muita base e conhecimento de causa.
    Se quisermos alavancar o país, temos que olhar muito para o turismo e a agricultura, esse binômio, não poderia ser deixado de lado.
    O país é muito grande, com uma imensa área rural, com uma natureza prodiga, muito linda com paisagens maravilhosas, então a nossa salvação a curto prazo é; “Turismo e agricultura”.
    Vamos colocar o trem nos trilhos novamente, não a longa distancia, onde o custo fica bem maior.
    Mas a curta distancia, vamos andar de trem, com isso estaremos implementando o turismo, quem não gosta de andar de trem?
    Não conheço ninguém!

  • Nosso país é pobre, embora muitos acham que não, falam em sétima economia do mundo, mas é só sair as ruas e irmos até ao nordeste para comprovarmos isso.
    Tudo que foi feito no passado, para atender interesses, que não rende lucro ao estado, tem que ser revisto em prol do país.
    O que acontece que muitos representantes desses, tem o direito do voto, óbvio, que não vão votar contra.
    Enquanto tiver fome nesse país, qualquer desenvolvimento vai por terra e, olha que tem muita gente que não tem o que comer, nunca vou conseguir entender isso, não consegue entrar na minha cabeça essa injustiça.
    E o pior que somos de uma cultura de muita abundancia, o que desperdiça aqui, falta lá na frente.
    Acho que todo ser humano, deveria ter pelo menos uma mesa farta, o direito a comida.
    Daria tudo que consegui até hoje na vida, se soubesse que não existiria mais a fome no mundo.
    Quase sempre uma vez por mês eu faço uma espécie de solidariedade a quem tem fome, só tomo agua todo o dia.
    “Quem tem fome tem muita pressa” !

  • Os cartórios deveriam ser do estado, essa de passar cartórios para filhos, netos, bisnetos, tataranetos, rendendo lucros exorbitantes aos familiares, só aqui no Brasil isso acontece.
    As coisa acontecem, porque nós permitimos, essa é a pura verdade.
    Enquanto isso, faltam verbas para a saúde, educação e a fome cada vez aumentando mais no país.
    Como disse certa vez um comentarista esportivo aqui em Minas; o errado aqui é que é certo!!!!!!!!!!!!!!

    • Desculpa, mas com todo respeito, não concordo. Se, hoje, a maioria dos cartórios estão com interinos e são de péssima qualidade (isso com fiscalização EFETIVA do Judiciário, sob conta e risco do Titular do Cartório, ou seja, qualquer erro em razão de atos próprios da serventia, ele já responde pessoalmente e com seus bens) imagina com a responsabilidade do Estado o que seria e pior, sob a fiscalização do Estado, seria um SUS da vida, largado, com ninguém recebendo direito, ninguém trabalhando, corte nos gastos e a segurança jurídica lá no fundo do poço. Hoje, graças aos concursos públicos, o serviço tem sido cada vez melhor, mais qualificado, e a prestação de serviços tem melhorado cada vez mais. O problema é que a população não vê isso, pq não tem ideia, só quem está estudando e quem trabalha na área pra saber a real situação e a enorme diferença entre um trabalho feito por concursado, que estuda anos e se dedica, e um interino, que não tá nem aí nem pra conservação dos documentos, deixam a serventia uma porquice e só querem ganhar dinheiro sem trabalhar. Então, acho que pra qlquer pessoa falar mesmo sobre essa pec ou sobre eventual estatização, tem que pesquisar e MUITO a respeito. Qualquer palavra precipitada induz a erro.

Deixe seu comentário!