dez 21, 2015 - câmara dos deputados    7 Comments

Projetos para professor

Neste finalzinho de ano protocolei dois projetos de lei muito interessantes, voltados para os professores. Um é para conceder incentivo no Imposto de Renda para os que trabalham na rede pública de ensino. Minha proposta é garantir aos professores 50% da tabela progressiva do Imposto Renda, ou seja, eles pagarão metade do IR que hoje pagam. Pela Lei da Responsabilidade Fiscal, não posso fazer um projeto de renúncia fiscal sem prever de onde sairá esse recurso, então, proponho aumento da alíquota do lucro líquido dos bancos para compensar esse incentivo ao professorado, porque é da Educação que saem os nossos políticos, os nossos médicos, enfim, todos os nossos profissionais. Outro projeto também é bem interessante. Proponho um percentual mínimo no piso nacional dos professores, que nunca poderá ser inferior a 7,5% do salário dos deputados e senadores. Agora é o seguinte: se os parlamentares quiseram aumentar seus próprios salários, aumentarão, consequentemente, o salário dos professores. Hoje o piso nacional dos professores gira em torno R$ 1.900. Com 7,5%, esse valor subiria para R$ 2.500. Sou grande defensora da Educação. professorGosto muito dessa frase do educador Paulo Freire: ‘Educação não muda o mundo, ela transforma pessoas. E pessoas transformam o mundo’. Esse é o caminho para o Brasil. Quando tivermos professores mais motivados, com salários melhores e com conteúdo no ensino básico que forme cidadãos mais capacitados, aí sim iremos transformar o Brasil. A gente precisa mudar essa questão educacional no País.

Post sugeridos

7 Comentário

  • Até achei legal a ideia, especialmente quanto a diminuição do IR. É claro, que todos pagaremos por isso, já que os bancos sempre repassam seus custos para seus clientes. Outra coisa, percebi que os professores teriam um pequeno aumento de salário, mas o salário do professor igual a 7,5% do salário do deputado, embora hoje seja menor, soa ofensivo.

  • Deputada, por maior que seja meu respeito e admiração aos professores do nosso país, eu não concordo com privilegiar uma classe e deixar outras de lado.
    Essa ideia sua de atrelar o aumento do piso dos professores ao salário dos senadores e deputados eu acho sensacional. Mas beneficiamos os professores e deixamos de lado os policiais, bombeiros, garis e tantas outras profissões importantíssimas.
    Eu sou contra medidas que resolvem parcialmente o problema. Nós temos um problema grave de servidores públicos supervalorizados enquanto outros são subvalorizados. O que resolveria é atrelar o salário mínimo ao salário dos ministros do STF. Se o STF quer aumentar o próprio salário, tem que aumentar o salário de todos os aposentados que ganham um salário mínimo.
    E 7,5% eu acho pouco. 10% seria um bom valor. Não consigo imaginar um profissional que o seu tempo, por mais estudo que tenha, valha mais que 10 vezes o tempo de outro profissional. Na minha visão meio utópica de mundo, acho que deveria ser assim. pelo menos no setor público.

  • DEP. NOSSA PEQUENA NOTAVEL PARABENS AI SIM SUA LUTA CAMINHA PARA O LADO CERTO A EDUCAÇAO . PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTORIA DA CAMARA FEDERAL E APRESENTADO UM PROJETO DE TAMANHA ENVERGADURA PUBLIQUE NA MIDIA LEVE AO CONHECIMENTO DE TODOS DOSCENTE DESTE PAIS PARA QUE O EDUCADOR ENTENDA QUE A REALMENTE POLITICOS COMPROMETIDOS COM A CAUSA MAIS JUSTA DE UMA SOCIEDADE A EDUCAÇAO . DEP. PEGUE FIRME ESTA BANDEIRA POIS O PROFESSOR E O MAIOR FORMADOR DE OPINIAO DEP. SE VOCE CONSEGUIR APROVAR ESTE PROJETO COM CERTEZA DARA UM GRANDE PASSO NA SUA CAMINHADA POLITICA DEP.VOCE SABE ESTOU A 30 ANOS NA SALA DE AULA NUNCA NENHUM DEP. LUTOU PELA EDUCAÇAO NOS PROFESSORES SEMPRE FOMOS ESQUECIDOS QUEM SABE AGORA POSSA SE TORNAR REALIDADE A NOSSA LUTA QUE E POR UMA EDUCAÇAO COM DIGNIDADE . VALEU DEP. AREDITO QUE REALMENTE AGORA TEMOS UMA REPRESENTANTE DA EDUCAÇAO NO PARLAMENTO FEDERAL NAO PERCA ESTA OPURTUNIDADE FORTE ABRAÇO

  • Parabéns deputada Renata Abreu,
    Sei que a senhora é um dos sustentáculos da educação aí no congresso nacional, tendo contribuído muito para a sua melhoria continua, com brilhantes projetos.
    Espero que sensibilize aos colegas e faça passar esse projeto, dando mais condições aos mestres da educação.
    Eles são merecedores!

  • Olá Deputada,

    O incentivo fiscal é uma boa proposta para os professores mas, porque somente os professores da rede pública teriam esse direito? Porque não conceder o benefício para todos os professores? Essa proposta não é justa para a categoria.

  • Uau, Deputada!! Que projetos maravilhosos para nós professores!!
    Deus abençoe para que sejam aprovados, porque, ao meu ver, no Congresso, uma das últimas coisas que se pensam é no bem estar do professorado, seja qualquer que seja!
    Obrigada pela preocupação! E não esqueça do seu projeto de ensinar Política nas escola, no Ensino Médio, pelo menos!
    Um abraço,

  • Parabéns, Deputada. Sou professor e apoio esse projeto. Deus te abençoe. Eu não abro mão de sua amizade. Marcos Moraes – Vereador Suplente em Itu-SP.

Deixe seu comentário!