dez 7, 2015 - câmara dos deputados    4 Comments

Coautoria é importante, sim!

projetosEstava vendo um site de votação popular de projetos de lei e a minha proposta sobre proibir candidatos de concorrerem vestidos de palhaços ou interpretando um personagem tem maioria de aprovação por parte dos internautas. Alô, revista que criticou e ridicularizou meu projeto, é bom repensar sua linha editorial, porque a maioria do povo é a favor da minha proposta. Bem, nesse mesmo site tem outro projeto meu, que permite a coautoria de projetos de lei (leia post de 10 de outubro), em que alguns internautas escrevem assim: “Pô, projeto inútil, tanta coisa que o Brasil precisa e a deputada protocola um projeto desse”. Gente, quem não conhece o Legislativo não tem noção do quanto essa proposta é importante. A própria consultoria legislativa da Casa achou demais o projeto. Sabe por que? Um deputado protocola um projeto e aí outro tem a mesma ideia. Ou ele protocola o mesmo teor, que apensa e trava o processo legislativo, ou ele desiste, mas nesse caso corre-se o risco de a proposta inicial não ir adiante, muitas vezes porque o primeiro autor não tem interesse na articulação e só o fez para constar de seu material de prestação de contas. Então, quando eu defendo a coautoria há duas boas razões para isso: primeiro, fará com que os deputados possam entrar como coautores e isso não travaria o processo legislativo, o que é bom para todos os brasileiros; e segundo, aquele que tem interesse mesmo na sua proposta vai se empenhar na articulação e fazer com a proposta ande. Se isso não é importante para o País como um todo, então não sei o que é importante. É muito fácil ficar do outro lado criticando, dizendo que há coisas mais importantes para o Brasil. Eu tenho também mais projetos superimportantes para Educação, Saúde e tantos outros. Gente, é preciso vivenciar o dia a dia aqui dentro para ter noção da importância de determinados projetos.

 

Post sugeridos

4 Comentário

  • Bom dia,
    sabe por que alguns internautas escreveram: “Pô, projeto inútil, tanta coisa que o Brasil precisa e a deputada protocola um projeto desse” ???
    Porque não conhecem os trabalhos de vocês na Camara, no Senado!!
    E sabe por que não conhecem? Porque não é ensinado política nas escolas. Não é ensinado o que, de fato, nós brasileiros deveríamos aprender sobre o trabalho dos políticos que elegemos! O que eles fazem diariamente, como fazem? Como conseguem fazer um projeto de lei ir a votação, etc. Coisas essas que eu acho muito importante sabermos!
    Sei que a senhora tinha um projeto de Lei para ensinar política nas escolas, mas não foi aprovado, infelizmente!
    Sou ptofessora e, acredite, muitos alunos do Ensino Médio tem muito interesse em saber o que acontece lá em Brasília. Mas alguém precisa ensinar.
    Muito importante seu projeto, sim! Vai em frente!

    Um abraço,

  • Renata, sobre a PLC 1470-2015, poderia dar um exemplo de como isso acontece hoje e como essa PLC vai alterar nessa questão? Não ficou muito claro a viabilidade desse Projeto.
    Agradeço

  • Concordo com os 2 projetos, o primeiro para evitar essa palhaçada que virou a política, eleição não é picadeiro para nos entreter. Já o segundo projeto é importante para o bom funcionamento da casa.

    Parabéns até aqui pelo excelente mandato, espero que nesta etapa crítica do impeachment da Dilma o excelente trabalho continue.

    Abraço,

  • O ser humano tem usado toda a sua capacidade de raciocínio para justificar suas atitudes e não para deixar aflorar sensações e intuições.
    Não há limites para os questionamentos!
    Quanto mais amplos e surpreendentes , melhor.
    Faça o que tem que ser feito, sem dar atenção aos comentários negativos.
    Esse é o ponto de partida mais amplo.

Deixe seu comentário!